terça-feira, 2 de março de 2010



..



Parece hoje simples pensar na Terra a tremer , mas supor que com o terramoto do Chile esta alterou o seu eixo em aproximadamente 8 centímetros,  e o " nosso" dia ficou mais curto , hum, reflectimos.


Fica a notícia de hoje da TSF:  

"Nasa admite que terramoto no Chile alterou eixo da Terra


Um artigo publicado, esta terça-feira, pela Nasa, na revista Business Week, afirma que o terramoto no Chile encurtou o dia e alterou o eixo de rotação da Terra.
Um artigo publicado pelo cientista Richard Gross (do Laboratório de Propulsão a Jacto da Nasa na Califórnia) e a sua equipa admite, esta terça-feira, que o  terramoto no Chile encurtou o dia e alterou o eixo de rotação da terra. 
Num artigo publicado na revista Business Week, os especialistas contam que a Nasa utilizou «modelos complexos» para chegar a resultados que são ainda «preliminares», mas que mostram, por exemplo, que o dia na Terra ficou mais curto 1,26 microsegundos, sendo que um microsegundo corresponde à milionésima parte de um segundo.
A Nasa indica que «o mais impressionante é, talvez, o quanto o terramoto mudou o eixo de rotação da Terra», que determina a duração dos dias. Os cálculos efectuados por Gross mostram que o eixo se alterou em aproximadamente 8 centímetros.
Esta não é a primeira vez que se detectam mudanças provocadas por um terramoto, sendo que na sequência do sismo na ilha de Samatra, o dia ficou mais curto 6,8 microsegundos e o eixo mudou cerca de sete centímetros.
O facto de o terramoto do Chile ter alterado mais o eixo da Terra do que o de Sumatra, de magnitude superior, tem duas explicações para os investigadores: por um lado, o sismo de Sumatra ocorreu mais perto do equador, enquanto o sismo do Chile ocorreu numa zona de latitude média, o que potencia a alteração vertical do eixo terrestre.
O sismo que atingiu o Chile no passado dia 27 de Fevereiro, de 8,8 graus na escala de Richter, causou a morte a 795 pessoas, de acordo com o mais recente balanço do governo chileno."

0 comentários: